Abertura e Revitalização de Imobiliárias

Unidade e Instituição Responsável

Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios

Curso

Abertura e Revitalização de Imobiliárias

Autor do Projeto  

Alan Moisés Mariano Gaspar tem 34 anos, casado, natural de Belo Horizonte, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, tem Pós Graduação em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, além de ser Pós Graduando em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito/EPD. Empresário do ramo imobiliário atuando em leilões judiciais e extrajudiciais de imóveis e automóveis. Tem formação como Documentalista Imobiliário; atua como advogado especializado e militante em Direito Imobiliário. Sócio Proprietário do Escritório Moisés e Borges Advogados Associados. Sócio proprietário da MB Comércio e Participações Imobiliárias. Consultor e parecerista em Direito Civil, tendo o Direito Imobiliário como subespécie. Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/MG.

Atua há quase uma década no mercado imobiliário tendo integrado o setor jurídico de construtoras. No final deste mesmo ano inaugurou sua própria imobiliária a qual permanece ativa e frutífera nos dias presentes.

Milita assiduamente no contencioso cível, em centenas de demandas tais como:  Ações de Imissão e Reintegração de Posse, Ações de Rescisão Contratual, Ações de Usucapião, Ações de Despejo, Ações Locatícias, Ações envolvendo cobrança e/ou devolução de honorários de corretagem, Etc. Isso tudo na defesa de corretores de imóveis, imobiliárias bem como construtoras mineiras.

Como supramencionado, tem desenvolvido desde 2009 um trabalho de restruturação de imobiliárias, revitalização, padronização dos procedimentos internos com vistas à redução de demandas judiciais e extrajudiciais bem como corte de custos mensais.

Autor do E-Book “o Manual da Imobiliária: Guia prático e simplificado de abertura e revitalização de imobiliárias”, o qual serviu de supedâneo e lastro à elaboração da presente proposta de curso.

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Duração

Carga horária 16 horas.

Modalidade

Presencial.

PÚBLICO-ALVO

Advogados, engenheiros, empresários da construção civil, corretores de imóveis, peritos avaliadores imobiliários, empresários do mercado imobiliário bem como os demais profissionais do setor imobiliário e estudantes.

NÚMERO DE VAGAS

50 alunos por turma*

*A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.

INSCRIÇÕES

Requisitos

Ter no mínimo 18 anos.

INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS

O curso será realizado nas dependências físicas da Escola Técnica Britto, em Belo Horizonte (MG), que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Compartilhar conhecimentos bem como ofertar aos participantes os fundamentos suficientes e imprescindíveis ao empreendedor que deseja abrir sua imobiliária com vultoso nível de confiança e segurança. Todavia, com igual veemência, buscar-se-á também capacitar àqueles que já iniciaram as atividades em sua imobiliária mas que, entretanto, necessitam submetê-la a um processo de revitalização a fim de alçá-la a um alto nível de competitividade e lucratividade.

Objetivos Específicos

  1. Apresentar aos alunos as novas tendências do mercado imobiliário e perspectivas de crescimento, do ponto de vista prático, para os anos vindouros, valendo-se da estratégia e das boas técnicas de gestão de negócios;
  2. Estabelecer um cronograma prático com foco no dia a dia de uma imobiliária, apontando soluções, prevendo e prevenindo possíveis problemas na vida corretor de imóveis.
  3. Apresentar aos profissionais as diversas formas de solução de conflitos judiciais apontando caminhos menos onerosos como, por exemplo, a mediação extrajudicial de conflitos. Tudo com vistas a reduzir o número de distratos contratuais mitigando, por consequência, a eventual perda de honorários de corretagem.
  4. Apontar aos participantes os riscos e custos oriundos da má gestão contábil, a médio e longo prazo. Trabalhar e elencar as demandas e custos contábeis, estabelecendo metas de redução de custos e reduzindo prejuízos e majorando lucros;
  5. Munir os participantes de ferramentas estratégicas para gerir com segurança e confiabilidade seu negócio; Apresentar cases de sucesso delimitando soluções práticas para dar mais dinâmica na explanação do conteúdo.

ESTRUTURA DO PROGRAMA

1 – Desafios do setor contábil e de gestão de negócios

  1. Planilha de Custos x Capital Inicial
  2. Que tipo de empresa abrir (EIRELLI, LTDA, E.I)?
  3. Escolha do Sócio(s).
  4. Ponto Comercial, Elaboração do Contrato Social, Responsabilidade dos Sócios;
  5. MEI, COAF, Tributação (PF, PJ), CRECI(Anuidade PJ e PF), Emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
  6. Confusão patrimonial: PJ x PF.

2 – Desafios do setor jurídico (interno ou terceirizado)

  1. Demandas cíveis e demandas trabalhistas: Custos e danos à imagem da empresa.
  2. A publicidade imobiliária dentro da legalidade.
    Uma abordagem breve sobre a Lei de Incorporação(R.I) e o Código de Defesa do Consumidor-CDC.
  1. Contratos em geral: Podemos confiar nos modelos de internet?
  2. Devolução dos Honorários de Corretagem: Como assegurar o direito aos honorários.
    Apresentação da visão atual da jurisprudência do STJ à luz do Código Civil Vigente.
  1. Corretor celetista x Corretor autônomo.
  2. Corretor sem CRECI: Crime ou Contravenção penal?

3 – Desafios da Imobiliária no campo da Estratégia e do Planejamento.

  1. Estratégia x Planejamento: o que vem primeiro?
  2. Visão de futuro e função social da empresa.
  3. A crise do mercado imobiliário: De 2015 até o presente.
  4. Estabelecimento de metas como incentivo ao crescimento.

4 – Desafios do setor comercial (Vendas e Pós vendas).

  1. ONDE? QUANDO? COM QUEM abrirei a minha imobiliária?
  2. Quais as novas tecnologias disponíveis e viáveis para meu negócio?
  3. Gatilhos de Remuneração: Captação x Honorários de corretagem.
    Metas e incentivos financeiros.
  1. Critérios na escolha de parceiros de negócios (Construtoras, Empresas de Repasse Bancárias e imobiliárias parceiras).
  2. A “Venda” de qualidade
  3. O “Pós Venda” de qualidade e a fidelização do cliente.

PROPOSTA METODOLÓGICA

O curso será ministrado na modalidade presencial com a concessão de material impresso cumulado com apresentação de vídeos correlatos. A metodologia de ensino utilizada será na forma de aula expositiva com foco no cotidiano do corretor/empreendedor sendo realizada, ainda, a abordagem de casos de sucessos bem como análise de experiências negativas no mercado imobiliário com o fulcro de estimular a percepção bem como a reflexão dos participantes e norteá-los no caminho do sucesso.