Cobrança e Inadimplência

Unidade e Instituição Responsável

Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios 

Curso

Cobrança e Inadimplência

Autor do Projeto  

Alan Moisés Mariano Gaspar tem 34 anos, casado, natural de Belo Horizonte, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, tem Pós Graduação em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, além de ser Pós Graduando em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito/EPD. Empresário do ramo imobiliário atuando em leilões judiciais e extrajudiciais de imóveis e automóveis. Tem formação como Documentalista Imobiliário; atua como advogado especializado e militante em Direito Imobiliário. Sócio Proprietário do Escritório Moisés e Borges Advogados Associados. Sócio proprietário da MB Comércio e Participações Imobiliárias. Consultor e parecerista em Direito Civil, tendo o Direito Imobiliário como subespécie. Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/MG.

Atua há quase uma década no mercado imobiliário tendo integrado o setor jurídico de construtoras. No final deste mesmo ano inaugurou sua própria imobiliária a qual permanece ativa e frutífera nos dias presentes.

Milita assiduamente no contencioso cível, em centenas de demandas tais como:  Ações de Imissão e Reintegração de Posse, Ações de Rescisão Contratual, Ações de Usucapião, Ações de Despejo, Ações Locatícias, Ações envolvendo cobrança e/ou devolução de honorários de corretagem, Etc. Isso tudo na defesa de corretores de imóveis, imobiliárias bem como construtoras mineiras.

Como supramencionado, tem desenvolvido desde 2009 um trabalho de restruturação de empresas, revitalização, padronização dos procedimentos internos com vistas à redução de demandas judiciais e extrajudiciais bem como corte de custos mensais.

Autor do E-Book “o Manual da Imobiliária: Guia prático e simplificado de abertura e revitalização de imobiliárias”, o qual serviu de supedâneo e lastro à elaboração da presente proposta de curso. 

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Duração

Carga horária 8 horas.

Modalidade

Presencial.

PÚBLICO-ALVO

Analistas de Crédito, analistas de recuperação de credito e profissionais interessados em adquirir uma visão global do negócio de crédito.

NÚMERO DE VAGAS

50 alunos por turma*

*A Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios reserva-se o direito de iniciar o curso somente quando esse número estiver integralizado.

INSCRIÇÕES

Requisitos

Ter no mínimo 18 anos.

INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS

O curso será realizado nas dependências físicas da Escola Técnica Britto, em Belo Horizonte (MG), que conta com: salas de aula e itens de audiovisual.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

A temática do curso em tela traz em si, intrinsecamente, a complexidade e sensibilidade das relações humanas, o que demanda a abordagem, de forma sucinta, de assuntos oriundos de diversas áreas do conhecimento. Não se mostra viável a percepção e o enfrentamento de questões relativas à Cobrança e Inadimplência sem, contudo, buscarmos conceitos de outras áreas tais como a Administração, Economia, Direito, etc. Dentro da área jurídica, será necessário valer-se de conceitos das Relações de Consumo, do Direito Civil, do Direito Empresarial, Responsabilidade Civil do Fornecedor de Serviços e Produtos, além de conceitos correlatos à Conciliação e Mediação Extrajudicial e Judicial de Conflitos. Isso sem prejuízo de efetuarmos brevemente uma análise das jurisprudências relativas ao Direito Médico e Hospitalar.

Feitos tais apontamentos e considerando a densidade do assunto, a prosposta do “Curso Cobrança e Inadimplência” é, sem a pretensão de esgotar o assunto, ofertar ao aluno os conhecimentos essenciais e primordiais bem como disponibilizar aos participantes os fundamentos suficientes e imprescidinveis para a busca da efetividade e alta produtividade na análise e recuperação de crédito e prevenção/redução de inadimplência.

Objetivos Específicos

Capacitar o participante para desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial, identificando soluções negociais e jurídicas para os casos de inadimplência.

ESTRUTURA DO PROGRAMA

  • A inadimplência do mercado atual e os Reflexos da Crise Econômica.
  • Informações cadastrais: O ponto de partida.
  • Impacto do processo de crédito e cobrança nos procedimentos do Setor de Contas a Receber: O problema da efetividade.
  • Gerenciamento de riscos: Da prevenção à Lucratividade.
  • O perfil mau pagador: Como identificar? Como abordar?
  • Da interatividade setorial: Comunicação entre setores empresariais e terceirizados como meio de prevenir prejuízos e demandas judiciais.
  • Técnicas de negociação aplicada à inadimplência por carta, por telefone, negociação pessoal, fator tempo, fator custo e terceirização, fator moral e as limitações do Código de Defesa do Consumidor;
  • Da Terceirização dos Setores de Cobrança: Responsabilidades legais do Tomador de Serviços.
  • Protesto e Negativação em cadastros de restrição ao crédito;
  • Aspectos Jurídicos dos Títulos e Contratos;
  • Características operacionais e Jurídicas do cheque;
  • A composição amigável;
  • Cobrança Judicial: Aspectos gerenciais das principais ações

PROPOSTA METODOLÓGICA

O curso será ministrado na modalidade presencial incluindo a concessão de material impresso cumulado com apresentação de vídeos correlatos. A metodologia de ensino utilizada será na forma de aula expositiva com foco no cotidiano do analista de crédito e de recuperação de crédito, sendo realizada ainda uma abordagem sociológica de cases de sucesso bem como uma análise jurídica de experiencias negativas do mercado, visando estimular a percepção e a reflexão dos participantes e norteá-los no crescimento profissional.